De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG, 2008), as quedas e suas consequências são hoje um problema de saúde pública e de grande impacto social. Os países que enfrentam o crescimento da população idosa, como o Brasil, devem adotar políticas públicas que possibilitem envelhecimento de forma saudável e uma melhor qualidade de vida.
As quedas são eventos extremamente debilitantes e são uma das principais causas de mortalidade da saúde em idosos, representando uma parcela significativa das mortes acidentais nessa faixa etária.
A maioria das quedas ocorre dentro de casa, onde pisos escorregadios, tapetes soltos e objetos no chão podem ser fatores contribuintes. Além disso, a baixa iluminação também pode aumentar o risco de quedas. É importante estar atento aos obstáculos que os idosos podem encontrar ao se locomoverem pela rua, como calçadas com desníveis, buracos e dificuldades para acessar os degraus dos transportes públicos.
Prevenção
- Sempre utilize calçados em bom estado, dê preferencia aos solados antiderrapantes, com material de borracha e chanfrado.
- Tapetes ou carpetes soltos, com as bordas enroladas estão entre os principais fatores que causam as quedas. No entanto, caso opte por utilizá-los, é recomendável dar preferência a tapetes emborrachados e antiderrapantes, pois eles oferecem maior estabilidade.
- Mantenha os ambientes de sua casa bem iluminados para facilitar os deslocamentos.
- Utilize barras de apoio no seu banheiro, para que tenha mais segurança ao sair e entrar no chuveiro, assim como quando utilizar o vaso sanitário.
- Se na sua residência tiver escada, sempre use o corrimão para subir e descer, mantenha o trajeto da escada bem iluminado e se possível sinalize as bordas dos degraus para facilitar a visualização.
Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na segurança de sua casa.
Abaixo anexamos duas cartilhas que contêm informações valiosas sobre a prevenção de quedas. Recomendamos que você leia as cartilhas e adote as medidas sugeridas para promover a segurança e o bem-estar das pessoas idosas.