Consumo de chocolate na terceira idade

O Dia Mundial do Chocolate é celebrado no dia 7 de julho.

Acredita-se que essa data marque a introdução do produto na Europa no século XV, antes disso, a mercadoria só era conhecida pelos povos maias e astecas. Atualmente, o chocolate é apreciado em todos os cantos do mundo e quando consumido com moderação pode oferecer benefícios para as pessoas na terceira idade.

Benefícios do chocolate na terceira idade

Um estudo realizado pela Universidade de Áquila, na Itália, mostrou que o chocolate e produtos que derivam do cacau, melhoram, e muito, a memória e o raciocínio das pessoas idosas, que em sua grande maioria, possuem o sistema cognitivo comprometido. Isso ocorre por conta dos flavonoides, um composto com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que além de melhorar a saúde cardíaca, também acelera o fluxo sanguíneo da pessoa idosa. Durante o estudo, 90 idosos com 70 anos ou mais que sofriam de comprometimento cognitivo leve foram selecionados. Eles consumiram, durante oito semanas, uma quantidade alta, média ou baixa de um achocolatado com alto teor de cacau, misturado ao leite.

O resultado foi: os idosos que consumiram a quantidade maior apresentaram uma memória melhor em relação aos outros dois grupos. Além disso, comer chocolate libera a serotonina, conhecido popularmente como hormônio da felicidade, que proporciona aquela sensação única de bem-estar e alegria.

Consumo moderado faz bem

É recomendado que o consumo de chocolate na terceira idade seja preferencialmente na versão amarga, com teor de cacau de pelo menos 60% a 100%. O chocolate ao leite contém mais leite e açúcar do que cacau, e o chocolate branco é rico em manteiga e gordura saturada. Para obter benefícios, consuma cerca de 10g, o equivalente a um quadradinho de chocolate por dia. O consumo excessivo do chocolate pode provocar aumento de peso, diabete e colesterol alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *