Março Azul Marinho: Prevenção ao Câncer Colorretal

Seguindo com os temas do calendário colorido de março, vamos agora abordar o Março Azul Marinho. Se você perdeu nossa publicação anterior, clique aqui e leia mais sobre o Março Amarelo e Março Lilás.

Março Azul Marinho

A campanha Março Azul Marinho tem como objetivo alertar a população sobre a importância da conscientização, prevenção e combate do câncer colorretal. O câncer colorretal é também conhecido como câncer do intestino porque engloba os tumores surgidos na parte do intestino grosso chamada cólon e reto (localizada no final do intestino, antes do ânus) e no ânus. É uma doença caracterizada pelas mudanças no funcionamento do intestino, como a constipação, cólicas e dores abdominais, mudanças na aparência das fezes, anemia e fadiga. Entre as possíveis causas, há a especulação de que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, carnes vermelhas, embutidos e carnes processadas, combinado com baixo consumo de frutas, legumes e cereais integrais, pode aumentar a probabilidade de desenvolvimento deste tipo de câncer. Além disso, há casos associados à hereditariedade, especialmente quando há um histórico familiar.

Tratamento

A cirurgia é o principal caminho para que o tumor seja retirado, mas também há possibilidade de ser realizada radioterapia e quimioterapia, além do auxílio de medicamentos no tratamento. A escolha vai depender da localização do tumor e do estágio da doença.

Prevenção

A manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino. Uma alimentação saudável é composta, principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes. A prevenção também está intimamente relacionada na detecção precoce de lesões pré-malignas, os adenomas. O diagnóstico precoce pode ser feito pela pesquisa de sangue oculto nas fezes e por colonoscopia.

Fonte: Março Azul , Gov.br