Março Lilás: Prevenção e Tratamento do Câncer do Colo do Útero

Seguindo com os temas do calendário colorido de março, vamos agora abordar o Março Lilás. Se você perdeu nossa publicação anterior sobre o Março Amarelo, pode ler mais clicando aqui.

Março Lilás

A campanha Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer do colo do útero. Segundo dados oficiais, essa é a terceira forma mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de mama e do colorretal. Este tipo de câncer geralmente leva muitos anos para se desenvolver. As mudanças nas células que originam o câncer do colo do útero podem ser detectadas precocemente através do exame preventivo. À medida que a doença progride, os principais sintomas incluem sangramento vaginal, corrimento e dor.

A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

Tratamento

Quando o câncer do colo do útero é detectado em sua fase inicial, as chances de cura chegam a 100%. Entre os tratamentos mais comuns para essa condição estão a cirurgia e a radioterapia. O tipo de tratamento a ser adotado dependerá do estágio da doença, tamanho do tumor e fatores individuais, como idade e desejo de preservação da fertilidade.

Prevenção

 É fundamental realizar o exame preventivo, conhecido como Papanicolau. As lesões que podem levar ao câncer do colo do útero geralmente não apresentam sintomas, mas podem ser identificadas por meio desse exame. Se o resultado do exame não apresentar alterações, a mulher deve repeti-lo no ano seguinte. Caso não haja alterações novamente, o exame pode ser feito a cada três anos. Além disso, a campanha visa conscientizar sobre outras medidas preventivas, como o uso de preservativos durante as relações sexuais e a vacinação contra o HPV.

Proteja-se! Cuidar da sua saúde é um ato de amor por si mesmo.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde