Mês Mundial de Conscientização da Endometriose

O “calendário colorido” usado por campanhas nacionais destaca três cores neste mês de março, cada uma com um significado específico, todas voltadas para alertar sobre cuidados e prevenção de doenças comuns no Brasil. O Amarelo chama a atenção para a Endometriose, uma condição crônica que afeta mulheres. O Lilás representa a conscientização sobre o câncer de colo do útero, outra doença com alta prevalência entre as mulheres no país. O Azul-Marinho, por sua vez, destaca o câncer colorretal ou de intestino, o segundo tipo mais comum no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA.

Durante este mês, estaremos explorando cada uma dessas campanhas, começando pelo Março Amarelo.
Março Amarelo

A Endometriose é uma condição em que as células do tecido que normalmente revestem o útero (endométrio) se comportam de forma anormal. Em vez de serem expelidas durante o período menstrual, essas células se deslocam para trás e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde continuam a se multiplicar e a sangrar. As causas precisas da doença ainda não estão completamente estabelecidas.

O sintoma principal da endometriose é uma dor intensa na região pélvica, especialmente durante a menstruação, o que pode intensificar as cólicas menstruais. Também é comum sentir desconforto durante o sexo, ter alterações no funcionamento do intestino e enfrentar dificuldades para engravidar.

Tratamento:

A endometriose é uma condição crônica que tende a regredir espontaneamente com a chegada da menopausa, devido à diminuição na produção dos hormônios femininos e fim  das menstruações. Mulheres mais jovens podem utilizar medicamentos que suspendem a menstruação; lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.

Prevenção:

Como a endometriose é de difícil diagnóstico, vale reforçar a importância das consultas regulares ao ginecologista como forma de prevenção e detecção precoce da doença.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde