Dicas de tecnologia – QR CODE

Vamos dar início a uma série de dicas tecnológicas no site da RIAAM Minas que irão facilitar o dia a dia das pessoas idosas, possibilitando uma maior independência para lidar com as tecnologias que estão cada dia mais dentro do nosso cotidiano.

Começaremos então, com o QR CODE.

O QR CODE é uma espécie de código de barras, que quando é digitalizado, transmite grande variedade de informações, tem acesso rápido e simplificado. Os QR-Codes estão cada vez mais fazendo parte do nosso cotidiano, na grande maioria dos restaurantes com seus cardápios digitais, em revistas, programas de tv, pontos turísticos, e etc.

Quais são as formas de acessar QR CODE?

Nos celulares atuais a leitura do QR Code é feita através da própria câmera do celular. O aparelho identifica o código e, em seguida, revela o conteúdo armazenado.

Passo a passo: Abra a câmera do seu celular, aponte a câmera para o código e aguarde a leitura. Logo após irá aparecer o link, clique no link e a página que você procura estará disponível.

Caso seu telefone não reconheça o QR CODE pela câmera:

Acesse a loja de aplicativos do seu celular.

Baixe o aplicativo: Google Leans ( android) ou QR Reader for iPhone (ios).

É seguro usar QR Code? O QR Code em si não possui problemas de segurança, mas é necessário tomar cuidado, como em todas as ferramentas tecnológicas, pois o conteúdo de alguns pode direcionar para golpes ou páginas maliciosas. Então, evite escanear QR codes de páginas desconhecidas, perfis de redes sociais, de promoções muito suspeitas ou que você desconfie do conteúdo.

 

Veja o vídeo explicativo do Canal Daniel About Tech Brasil.
 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *