Saúde e Nutrição na terceira idade

Hoje, 31 de março, comemora-se o dia da Saúde e Nutrição. Essa data tem o objetivo de incentivar os brasileiros a cuidarem mais da alimentação. Para termos saúde é necessário uma alimentação saudável e nutritiva. Em uma alimentação saudável é preciso consumir nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e assim maior qualidade de vida.

Recomendações alimentares para pessoas idosas

A alimentação da pessoa idosa deve ser completa e equilibrada. Geralmente são recomendadas três refeições básicas: desjejum, almoço e jantar, intercaladas com dois ou três pequenos lanches.

Dê preferência aos alimentos naturais, consuma frutas, legumes,  verduras e coma arroz e feijão pois é uma combinação repleta de proteínas. Para ajudar a fortalecer os músculos dos idosos, existem alguns alimentos ricos em proteínas que não podem faltar: carnes magras, aves, peixes, ovos, vegetais, frutas, gorduras saudáveis, leite e derivados. Além de fontes de nutrientes como vitaminas, cálcio, potássio e ferro.

Alimentos essenciais para terceira idade

 

Laranja
A fruta é fonte de vitamina C, que funciona como antioxidante barrando algumas doenças, melhorando o sistema imunológico. É rica em fibras e potássio, ajudando na saúde intestinal e controle da pressão arterial.
As fibras presentes na laranja, principalmente a pectina, ajudam na redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos, pois diminuem a absorção de gorduras provenientes da alimentação, o que ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares como infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

Carnes vermelhas
O consumo de carne vermelha é benéfico para todas as idades pois garante a absorção de zinco, mineral que fortalece o sistema imunológico e beneficia a cicatrização. A carne é especialmente indicada para as pessoas idosas pois essa faixa etária é mais vulnerável a perda de massa muscular, a qual pode levar a outros problemas, como por exemplo, fraqueza e maiores chances de fraturas ósseas e suas complicações. As vitaminas do complexos B que estão presentes na carne são de extrema importância no idoso, visto que sua deficiência está relacionada a distúrbios hematológicos (anemias), neurológicos (Parkinson, Alzheimer, memória, produção de neurotransmissores como a serotonina, depressão) e cardiovasculares como por exemplo a redução da homocisteína, que é um composto relacionado com o aparecimento da aterosclerose.

Couve
É rica em vitaminas, minerais e fibras, é essencial na alimentação das pessoas idosas pois possui alta quantidade de cálcio, capaz de proteger a saúde óssea. A couve promove a eliminação de toxinas do organismo, desintoxicando o fígado; previne e trata a anemia devido ao seu teor de ferro e vitamina C. A couve é rica em potássio, que ajuda a eliminar o excesso de sódio do corpo pela urina, e assim ajuda a regular a pressão arterial.

Leites e derivados

São ricos em cálcio e proteínas, contribuem para a saúde dos ossos, ao funcionamento do sistema cardiovascular e o controle da pressão arterial. O processo natural de envelhecimento traz diversas alterações ao corpo que exigem uma maior quantidade de determinados nutrientes, em especial o ácido fólico, o cálcio, a vitamina B6, a vitamina B12 e o zinco. E o leite contribui de forma significativa para a reposição de todos esses nutrientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *