INSS pode bloquear sem Prova de Vida

Quadro da retomada da Prova de Vida. INSS pode bloquear
Quadro da retomada da prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que vai retomar o bloqueio de pagamentos de aposentados e pensionistas por falta de prova de vida. Ou seja, o INSS pode bloquear sem Prova de Vida.

O órgão afirmou que o retorno está previsto para valer a partir deste mês para os residentes no Brasil. Os bloqueios estavam suspensos desde março do ano passado por conta da pandemia do coronavírus.

Para essa retomada, o INSS estabeleceu um novo calendário, baseado no mês em que a comprovação de vida teria sido feito se não tivesse havido suspensão. (Veja quadro acima)

Retomada da Prova de Vida

Assim, quem tinha, por exemplo, que fazer a prova de vida em março e abril de 2020, deverá fazer até junho deste ano. Já quem tinha que provar que está vivo entre março e abril deste ano para continuar recebendo o benefício terá de fazer isso até dezembro para não ter os pagamentos bloqueados.

Leia sobre a Prova de Vida digital

O INSS alerta que, para os beneficiários que deveriam ter realizado a prova de vida por meio digital em fevereiro de 2020, o prazo para realizar a comprovação se encerra em 31 de maio.

Veja como acessar o MEU INSS

O INSS identificou cerca de 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a prova em fevereiro de 2020. Esses beneficiários podem fazer o procedimento de forma remota nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, evitando desta forma o bloqueio de seus benefícios.

(* Com informações de ‘O Dia‘ e ‘Portal G1‘ – )


Veja também na RIAAM-Minas


3 comentários em “INSS pode bloquear sem Prova de Vida”

  1. Pingback: O que mudou no 'Meu INSS' - Riaam-Minas

  2. Pingback: Prova de vida para servidor público - Riaam-Minas

  3. Pingback: Prova de vida volta a valer - Riaam-Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *