O prazer de saborear o café na terceira idade

Nesta quarta-feira, dia 24 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Café. Muito além de uma bebida deliciosa que nos acompanha em diversas situações, o café possui uma presença marcante na História do Brasil e possui conexões emocionais que atravessam gerações.

Consumo de café na terceira idade

A ingestão excessiva de cafeína, assim como qualquer outro alimento ou bebida, é prejudicial à saúde. Portanto, é essencial consumir com moderação, a fim de evitar efeitos adversos, independentemente da idade. O café é uma bebida que pode afetar o organismo de várias maneiras, pode reduzir a fadiga e até mesmo contribuir para a diminuição do risco de doenças hepáticas. No entanto, é importante ressaltar que esses efeitos positivos ocorrem quando o consumo é equilibrado.

Manter um consumo moderado de café tem efeitos benéficos na qualidade de vida dos idosos e, se não houver contraindicação específica, não há razão para proibir essa bebida. As pessoas idosas podem consumir até 300ml de café por dia, ou seja, duas xícaras por dia. Esse consumo diário está relacionado à diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares.

Benefícios do café

Se o café for tomado puro ou com muito pouco açúcar/adoçante, não faz mal ao organismo, muito pelo contrário, ele pode até mesmo proporcionar benefícios à saúde, como:

  • Desacelerar o envelhecimento;

  • Aumenta o metabolismo ajudando a reduzir excesso de gordura corporal;

  • Aumenta o tempo de vida;

  • Aumenta os níveis de adrenalina, proporcionando maior energia;

  • Previne doenças do coração;

Cuidado com o açúcar

Se você consome café diariamente, é importante evitar o excesso de açúcar. Uma estratégia é reduzir gradualmente a quantidade adicionada à xícara. As papilas gustativas, presentes em toda a língua, possuem capacidade de adaptação, com o tempo, somos capazes de apreciar novos sabores e até mesmo tomar café sem açúcar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *