Aposentados e pensionistas podem perder benefícios

242 mil aposentados e pensionistas do INSS podem perder benefício

aposentados_podem_pertder_benefícios

O cadastro do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) apresenta riscos de pagamentos a titulares com inscrição nula, pessoas mortas, CPF vencidos, entre outros problemas identificados. Essa é a conclusão que o TCU (Tribunal de Contas da União) chegou a partir de uma nova auditoria na folha de pagamento de benefícios previdenciários concedidos pelo instituto. O trabalho buscou verificar a confiabilidade do banco de dados e detectar inconsistências e fraudes os benefícios.

Qual benefícios foram fiscalizados?

A auditoria fiscalizou cerca 31 milhões de benefícios do INSS e 5 milhões de BPC (Benefício de Prestação Continuada), o que corresponde a um valor aproximado de R$ 587 bilhões.

A auditoria constatou 242 mil benefícios com indícios de irregularidades, da ordem de R$ 2 bilhões. Esse benefícios podem cair no pente-fino do INSS.

Para o TCU, os benefícios de maior risco são aqueles com titular com:

  • inscrição nula
  • marcado como falecido pela Receita Federal
  • registros de titular com a inscrição inválida ou sem preenchimento.

O trabalho também verificou possíveis benefícios superiores ao teto previdenciário e titulares com CPF vencido, entre outras irregularidades,

O que diz o INSS

O INSS afirmou em nota que “reconhece a excelência do trabalho realizado pelo TCU na área de previdência”. “Buscamos sempre nos orientar por suas recomendações e deliberações, que têm sido fundamentais para ampliarmos a eficiência e a efetividade das políticas previdenciárias”, disse o instituto.


(* Com Informe Brasil – Leia mais

https://www.informebrasil.com.br/242-mil-aposentados-e-pensionistas-do-inss-podem-perder-beneficio/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *