Cinco golpes contra aposentados e como evitar

Aposentados e pensionistas estão as principais vítimas dos golpistas e aproveitadores. Entre todos os golpes, o objetivo principal é roubar senhas e o número do cartão. Assim, podem torrar o dinheiro das pessoas com compras e até ostentação.

golpe_contra_aposentados_e_pensionistas

Veja aqui alguns destes golpes. E como evitar

1 – Golpe do álcool gel

Um dos golpes que vêm sendo aplicados durante a pandemia do coronavírus é a oferta gratuita de álcool gel e máscaras para aposentados e pensionistas que preenchem um formulário informando dados pessoais.

2 – Golpe da suposta liberação de dinheiro

Outra modalidade de golpe são pessoas se fazendo passar por órgãos e bancos que ligam para os segurados sobre uma suposta liberação de dinheiro a receber afirmando que, para que o dinheiro seja liberado, é preciso depositar um determinado valor em uma conta-corrente. O dinheiro serviria para cobrir taxas e despesas. No entanto, trata-se mesmo de um golpe. A pessoa faz o depósito e o golpista some imediatamente

3 – Golpe do cancelamento do cartão

Esse golpe está circulando nos últimos dias em todo o pais. Um criminoso liga se passando por um funcionário do INSS ou bancos, inclusive, informando os dados verdadeiros do cliente para passar credibilidade. Durante a ligação, o criminoso afirma que o cartão foi clonado, sendo necessário o cancelamento do mesmo. Para efetuar o cancelamento, orienta o cliente a digitar alguns dados no telefone, entre eles a senha do cartão, e para concluir o cancelamento, orienta a cortar o cartão ao meio e que um motoboy irá buscar o cartão supostamente destruído, para segurança da operação. Com os dados do cliente, a senha e o chip em mãos, os golpistas fazem diversas compras no cartão, gerando prejuízos de milhares de reais.

4 – Golpe pelo WhatsApp

Os golpistas enviam uma mensagem de texto via WhasApp pedindo para o aposentado ou pensionista entrar em contato com um número 0800. A primeira reação do beneficiário é entrar em contato com o número 0800. Ao ligar no 0800 falso a vítima é “notificada” sobre “bloqueio” da aposentadoria ou pensão. Nesse momento eles pedem os dados do aposentados e deixam um prejuízo financeiro enorme na conta do beneficiário

5 – Golpe da carta

Uma carta enviada aos aposentados e pensionistas do INSS, normalmente com um timbre falso da Justiça. A carta informa que o segurado têm dinheiro para receber. Para dar mais credibilidade e segurança, os golpistas costumam fornecer um número de telefone, e um número de ofício.

Quando o aposentado liga para o contato telefônico deixado na correspondência, as vítimas são atendidas com presteza e desenvoltura pelos estelionatários que, a todo custo, tentam convencê-las, pressionando-as quanto a vencimentos e prazos esgotados. Uma vez convencidas, as vítimas são incitadas a realizar o pagamento das supostas custas. São depósitos que se variam de R$ 1 mil até R$10 mil.


(* Com informações de Simões Filho – veja mais golpes em
https://www.simoesfilhoonline.com.br/aposentados-e-pensionistas-do-inss-estao-sendo-vitimas-desses-9-golpes/


Leia mais

1 comentário em “Cinco golpes contra aposentados e como evitar”

  1. Pingback: Você conhece a aposentadoria programada? - Riaam-Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *