Como pedir minha aposentadoria

Confira alguns passos para dar entrada na documentação para sua aposentadoria

aposentadoria

Como pedir minha aposentadoria. O primeiro passo para saber quando vai se aposentar é juntar todos os papéis que irão formar o processo da aposentadoria. Veja abaixo.

HISTÓRICO DE TRABALHO E DE CONTRIBUIÇÕES

O trabalhador pode começar pegando o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) no site oficial da Previdência, o Meu INSS.


Clique abaixo para acessar o Meu Inss

https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/


QUANTO TEMPO JÁ CONTRIBUIU

Com os documentos em mãos, o trabalhador tem que fazer uma contagem do tempo de serviço e apurar quanto tempo já contribuiu.

Nesta contagem pode ser incluído o tempo que está na carteira de trabalho e nos carnês de contribuição, bem como aqueles que o INSS não aceita, mas podem ser recuperados.

QUANDO VAI SE APOSENTAR

Com o resultado desta contagem de tempo de serviço, é possível fazer uma projeção e definir quanto tempo falta para a aposentadoria.

Como são várias as espécies de benefícios – por idade, tempo de contribuição, especial, de professor, dentre outras –, o tempo apurado nesta simulação vai servir para se ter uma ideia de quando cada um desses benefícios vai ser conquistado.

QUAL É O VALOR MÉDIO DAS CONTRIBUIÇÕES

Quando tiver certeza de quais são os benefícios que podem ser conquistados, o trabalhador terá que saber qual é o valor médio das contribuições que fez.

O cálculo é feito com base nas contribuições desde julho/1994 até a data da aposentadoria. Quem tem direito adquirido à aposentadoria até 12/11/2019 (data da Reforma da Previdência) poderá excluir 20% das menores contribuições.


(* Com informações do Portal Mix Vale – Leia mais
https://www.mixvale.com.br/2020/05/03/passo-a-passo-para-dar-entrada-na-aposentadoria-do-inss/


Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *