A Dengue e a População Idosa: Cuidados Essenciais

De acordo com o Ministério da Saúde, todas as pessoas podem contrair dengue, no entanto, aquelas com idade superior a 60 anos têm 12 vezes mais risco do que as pessoas de outras faixas etárias. Por este motivo, a dengue em pessoas idosas é muito mais perigosa. É preciso estar atento. 

Embora o motivo do risco elevado ainda não esteja completamente esclarecido, acredita-se que a maior suscetibilidade esteja relacionada à prevalência elevada de doenças crônicas, como pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares nesse grupo. Atualmente as pessoas idosas não são elegíveis para vacinação, esta faixa da população possui maior fragilidade imunológica, o que torna a evolução da doença mais grave.

Sintomas
Os principais sintomas da dengue. Foto: Ministério da Saúde

Ao apresentar sintomas como febre alta, sangramento de mucosas, vômitos persistentes, dor abdominal intensa, pressão baixa e desmaios, é importante procurar imediatamente um serviço de saúde para obter o diagnóstico preciso e o tratamento adequado. Também é fundamental estar atento a sintomas como manchas vermelhas no corpo, náuseas, vômitos, mal-estar, dor ao movimentar os olhos, falta de apetite, dor de cabeça e dores musculares.

Como prevenir a dengue?

O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. Esse mosquito também pode transmitir o vírus Zika, a febre Chikungunya e a Febre Amarela.

Para combatê-lo, é essencial tomar alguns cuidados:

  • Mantenha a caixa d’água bem fechada;
  • Não acumule lixo no quintal;
  • Não deixe água parada em pneus e vasos de plantas, por exemplo;
  • Mantenha o lixo sempre bem fechado;
  • Não deixe calhas entupidas.

Os ovos do mosquito podem sobreviver por aproximadamente um ano até encontrarem as melhores condições para se desenvolver. Por isso, é importante manter a higiene e evitar água parada.

Fonte: Ministério da Saúde