Síndrome do Ninho Vazio

Na terceira idade, muitos casais enfrentam a solidão quando seus filhos saem de casa para formar suas próprias famílias, passando pela chamada Síndrome do Ninho Vazio. Este fenômeno, geralmente ocorrendo entre os 40 e 60 anos, inicia-se com a partida do primeiro filho e segue com os demais.

Os sentimentos associados a essa fase incluem tristeza e solidão, especialmente para as mães, que muitas vezes sacrificaram suas vidas pessoais e profissionais para se dedicarem aos filhos. A saída dos filhos pode representar o fim de um ciclo, deixando as mães sem um papel claro e dificultando a visualização de uma nova atividade. No entanto, algumas mulheres superam essa transição, fortalecendo a união conjugal e explorando novas oportunidades.

A Síndrome do Ninho Vazio começa com uma leve tristeza que, se não administrada, pode evoluir para um quadro depressivo, manifestando-se em sintomas como depressão, vício em jogos, álcool, impulsividade, fadiga e dores musculares. A falta de preparo emocional antes desse período é um fator crucial, destacando a importância de os pais desenvolverem a consciência da separação ao longo da criação dos filhos.

Prevenir a síndrome envolve a adoção de estilos de vida saudáveis, como socializar com amigos e manter planos individuais, como viagens e estudos. Embora haja escassez de estudos sobre a Síndrome do Ninho Vazio no Brasil, qualquer sinal de tristeza excessiva após a partida dos filhos deve motivar a busca por ajuda psicológica para um tratamento adequado.

Janeiro Branco

Em sintonia com a campanha do Janeiro Branco, que destaca a relevância da saúde mental, é vital reconhecer que a Síndrome do Ninho Vazio pode desencadear desafios emocionais significativos, como a depressão.

A campanha Janeiro Branco nos lembra da necessidade de cuidar da saúde mental, destacando que não é preciso enfrentar os desafios emocionais sozinho. Assim como nos preocupamos com a saúde física, a atenção à saúde mental é fundamental para uma vida equilibrada e plena. Ao reconhecer a importância de pedir apoio quando necessário, podemos construir uma sociedade mais consciente e solidária em relação às questões emocionais, contribuindo para o bem-estar coletivo.

Fonte: Gov.Br