Como lidar com o calor

O calor intenso pode representar um desafio significativo para a saúde das pessoas idosas, dada a alteração na composição corporal que ocorre com o avanço da idade. Enquanto um adulto é composto por 60% de água, uma pessoa idosa apresenta uma redução para apenas 40%, tornando-os mais vulneráveis a problemas como hipertermia e desidratação.

Cuidados Fundamentais
  1. Hidratação Constante: As pessoas idosas muitas vezes não sentem tanta sede quanto os adultos, aumentando o risco de desidratação. Inclua o consumo regular de água na rotina, mesmo em pequenas quantidades. Evite bebidas com cafeína e álcool, pois têm efeito diurético, podendo agravar a desidratação.
  1. Limitação da Exposição Solar: Reduza o tempo de exposição ao sol, preferencialmente não ultrapassando 15 minutos por dia e evitando os horários entre 10:00 e 16:00. Utilize protetor solar com FPS 30, no mínimo, para proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios UV.
  1. Vestimenta Adequada: Opte por roupas leves e frescas, especialmente aquelas feitas de algodão, que não retêm calor. Use óculos escuros e bonés para proporcionar proteção adicional durante a exposição ao sol.
  1. Ambientes Ventilados: Permaneça em locais frescos e bem ventilados para reduzir o risco de hipertermia. Considere o uso de ventiladores ou ar condicionado para manter um ambiente interno agradável.
Dicas Extras
  • Realize atividades físicas leves durante as horas mais frescas do dia, como no início da manhã ou no final da tarde.
  • Esteja atento aos sinais de desconforto, como tonturas, náuseas ou fraqueza, e procure ajuda médica se necessário.

Ao seguir essas orientações, é possível garantir um período mais seguro e agradável, preservando o nosso bem-estar .