Diabetes: Prevenção e Conscientização

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de intensificar a conscientização sobre a condição, enfatizando especialmente a importância da prevenção.

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. A insulina é produzida pelo pâncreas, sendo responsável pela manutenção do metabolismo (quebra da glicose) para permitir que tenhamos energia para manter o organismo em funcionamento.

Medidas preventivas

A melhor abordagem para prevenir o diabetes é adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação equilibrada que evite o consumo excessivo de doces e gorduras, juntamente com a prática regular de exercícios físicos. A Sociedade Brasileira de Diabetes destaca a importância de uma dieta rica em fibras e com menor teor de gorduras. É relevante notar que ao seguir essas práticas, você não apenas estará prevenindo o diabetes, mas também outras condições graves, como hipertensão, infarto do miocárdio, AVC, osteoporose, entre outras.

No caso específico de pessoas com diabetes, a educação é fundamental para prevenir complicações associadas à doença. Os principais pilares da educação para diabéticos incluem conhecimentos sobre alimentação saudável, automonitoramento (controle de peso, glicemias capilares, observação dos pés, etc.), higiene corporal (cuidados com unhas, calçados, etc.), reconhecimento dos sinais de complicações agudas (hipoglicemia, cetoacidose) e uso adequado dos medicamentos prescritos.

Alguns alimentos benéficos na prevenção do diabetes:
  • Azeite de oliva: contém antioxidantes que auxiliam na redução do colesterol e na prevenção do diabetes.
  • Soja: rica em proteínas, fibras e carboidratos, prevenindo doenças cardiovasculares, além de possuir baixo índice glicêmico.
  • Laranja: uma excelente fonte de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL, com baixo índice glicêmico.
  • Linhaça: uma excelente fonte de magnésio, contribuindo para o controle da glicemia e a liberação de insulina, além de ser nutritiva devido ao seu teor de fibras e boas gorduras.
  • Alimentos ricos em fibras: o consumo variado de fibras promove o equilíbrio da microbiota intestinal, resultando em uma melhor digestão e, consequentemente, na redução dos níveis de açúcar no sangue.
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Portal Gov, Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde