salad, green, health-2496263.jpg

Dicas de alimentação saudável

Estabelecer hábitos saudáveis de vida traz benefícios para a saúde, mesmo nas idades mais avançadas. Entre os cuidados diários com a saúde que contribuem para um ritmo favorável de envelhecimento, está a alimentação saudável.

Durante o dia, é recomendado realizar três refeições principais: o café da manhã, o almoço e o jantar, intercaladas com dois ou três pequenos lanches: o lanche da manhã, o lanche da tarde e um lanche leve noturno.

Dicas para uma alimentação saudável para pessoas idosas
  • Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e é bom para a saúde.
  • Inclua na sua dieta leite, seus derivados e carnes, aves, peixes ou ovos. Leite e derivados são as principais fontes de cálcio na alimentação. Carnes, aves, peixes e ovos são fontes importantes de cálcio, proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde.
  • Evite o consumo de refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas industrializadas
  • Coma frutas, legumes e verduras pois são ricos em vitaminas, minerais e fibras. O consumo desses alimentos contribui para diminuir o risco de várias doenças, além de colaborar para o funcionamento adequado do intestino.
  • Mantenha-se hidratado! A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, ajudando na saúde intestinal, na eficiência renal e no equilíbrio geral do corpo.

Leia abaixo cartilha sobre Alimentação saudável para Pessoa Idosa elaborada pelo Ministério da Saúde.