Neste mês, está acontecendo a campanha do Setembro Amarelo, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a saúde mental. Já abordamos a importância da saúde mental na terceira idade e compartilhamos dicas para cuidar da saúde mental. Abaixo, sugerimos maneiras de apoiar alguém que está sofrendo de depressão:
- Ofereça apoio emocional
Possibilite oportunidades para que a pessoa sinta que pode contar com você. Não se preocupe com o que falar, priorize ouvir e compreender o que ela está vivenciando.
- Não ignore comentários sobre suicídio
Observe e fique atento em qualquer sinal de ideia suicida. Muitas vezes essa brecha é um pedido de socorro, e possibilitar uma conversa sobre o assunto pode ser um alívio para o deprimido.
- Estimule a realização de atividades prazerosas
Um jeito de ajudar alguém com depressão é estimular na pessoa a realização de atividades prazerosas, ou seja, que ela gosta de fazer, mas perdeu o interesse.Por isso, convide-a para fazer uma caminhada no parque ou praças, ou ainda andar de bicicleta, correr, ir à academia, ver um filme.
- Respeitar o espaço
Apesar do deprimido necessitar de ações de estímulo, ele precisa ser respeitado na sua individualidade, no seu espaço e decisão. Sua companhia precisa ser agradável e segura para ele, por isso, não o force, apenas o estimule.
- Incentive e ajude a procurar por tratamento profissional
A depressão é uma doença e apesar do apoio moral necessário dos parentes e amigos, o quadro precisa ser diagnosticado, tratado e acompanhado por um médico. Geralmente, é orientado um psiquiatra porque esse profissional além de orientar nos transtornos mentais, também pode receitar medicamentos. Por isso, é importante explicar ao deprimido sobre a importância de procurar ajuda médica, incentive essa busca, auxilie e estimule todo o tratamento.
Fonte: Site Setembro Amarelo