Perigos da automedicação

A automedicação é o ato de tomar remédios sem orientação médica, muitas vezes diminui as dores de forma imediata, mas pode trazer consequências graves.

Hoje, dia 05 de maio, é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a data surgiu a partir de um movimento estudantil de Farmácia, e tem o intuito de reforçar o alerta sobre os riscos da automedicação e do uso indiscriminado de medicamentos.

O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de doenças, pois pode camuflar outros sintomas. O uso incorreto de antibióticos gera maiores consequências, pois o uso abusivo desses remédios pode aumentar a resistência do corpo aos micro-organismos responsáveis pela doença, comprometendo a eficácia do remédio.

Principais riscos da automedicação 

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) e da Fundação Oswaldo Cruz, os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil. O uso indiscriminado de medicamentos pode causar diversas complicações para a população, como por exemplo:

  • Intoxicações; 
  • Aumento da chance de efeitos adversos e colaterais; 
  • Agravamento do quadro devido ao tratamento incorreto;
  • Reações alérgicas; 
  • Interações medicamentosas prejudiciais; 
  • Sobrecarga e comprometimento de outros sistemas do corpo, como o sistema renal, por exemplo. 
Os Conselhos Federal e Regional de Farmácia indicam alguns cuidados importantes.
  • Não se automedique: o uso de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, sem a avaliação prévia de um médico ou dentista, pode colocar sua saúde em risco.
  • Evite o uso excessivo de medicamentos: o uso excessivo de medicamentos, vitaminas entre outros, é um risco. Só use medicamento com acompanhamento médico ou farmacêutico.
  • Confira as informações das medicações: lembre-se de sempre conferir o nome, a validade e a quantidade informada na embalagem.

 

Leia abaixo Cartilha para a promoção do uso racional de medicamentos

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Conselho Regional de Farmácia, Secretaria do Estado de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *