Os 4 melhores exercícios para pessoas idosas.

 

Os exercícios físicos para pessoas idosas são essenciais para melhorar a saúde física, fortalecer o sistema imunológico, prevenir o aparecimento de doenças crônicas e manter a mente saudável.

Confira os 4 melhores exercícios físicos para pessoas idosas:

    • Atividades aquáticas – natação e hidroginástica

A natação e hidroginástica permitem a realização de movimentos sem impactar articulações e tendões. A hidroginástica é uma atividade segura, tem benefícios tanto na capacidade aeróbica como na força muscular e flexibilidade. Ajudam a desenvolver o sistema cardiorrespiratório e melhorar a coordenação motora. Essas atividades aliviam o estresse e dão maior disposição para o dia a dia.

    • Caminhada

As caminhadas, além de promoverem o convívio social, fortalecem os músculos e as articulações e melhoram o ritmo cardíaco. Durante a caminhada, é importante manter as costas e os ombros eretos e usar tênis confortáveis, e manter sempre o mesmo ritmo. É muito importante alongar antes e depois da caminhada para evitar lesões.

    • Alongamento

Os alongamentos melhoram a flexibilidade, circulação sanguínea e a amplitude dos movimentos, favorecendo a realização das atividades de vida diária. É indicado para melhorar a flexibilidade do corpo, equilíbrio e controle de dores musculares.

    • Pilates

O pilates é uma das principais atividades físicas para pessoas idosas. Sua prática traz benefícios relacionados ao alinhamento da postura e fortalecimento muscular. Ajuda a estimular a circulação sanguínea e aumenta a flexibilidade e a força, favorecendo a coordenação dos movimentos. Além disso, também ajuda a melhorar a postura e a aliviar o estresse.

Comece as atividades físicas gradualmente

Para que os exercícios tenham impacto positivo na qualidade de vida, é essencial o acompanhamento de um profissional da área. Os exercícios devem atender às necessidades e condições de saúde do idoso, desse modo, além do acompanhamento de um profissional, é fundamental realizar exames de rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *