Como ficou a reforma da Previdência em Minas

ALMG-promulga_a-reforma_da_Previdencia_em_Minas_
Cerimônia on-line de promulgação da Reforma (Foto: Flávia Bernardo/ALMG)

Desde a terça-feira (15) já estão valendo as novas regras da reforma da Previdência em Minas.

Já passam a vigorar as novas idades mínimas de 65 anos para homens e de 62 para mulheres que ingressarem no novo sistema.

Para as que já estão, a idade mínima de aposentadoria será de 60 anos.

Já o tempo de contribuição, que pela regra antiga era de 35 anos (homens) e 30 (mulheres) passa ser único, de 25 anos, para ambos os sexos.

Os novos descontos (alíquotas de contribuição) que, dependendo do salário, variam de 11% a 16% ainda dependem da sanção do governador Romeu Zema (Novo).

No entanto, este desconto só deverá ser feito a partir de dezembro, pois é preciso um prazo de três meses para começar a valer.

MGPrev no lugar do Ipsemg

O governo foi derrotado na sua intenção de criar uma autarquia que substituiria o Ipsemg – o MGPrev. Os deputados retiraram sua criação do texo final.

Assim, o governo pretende reverter o que foi uma derrota política, mas ainda não tem condições políticas.


Leia também: críticas dos servidores

https://www.riaam-minas.org.br/2020/08/04/sindicatos-questionam-governador-zema/

Ouça áudio da Rádio Assembleia (clique)

Outros pontos da reforma da Previdência

Salários

Está proibida a concessão de aumento real nos vencimentos dos servidores mineiros até 31 de dezembro de 2021. Recomposições inflacionárias estão permitidas, assim como a atualização do vencimento básico mínimo conforme reajuste do salário mínimo.

Férias-prêmio

Assim como no caso do quinquênio, os servidores que adquirirem o direito a tirar férias-prêmio durante o período de congelamento só poderão fazê-lo em 2022. Os servidores que já tinham direito à férias antes do dia 28 de maio podem entrar com o pedido.

No entanto, o governo pode rejeitar a solicitação com o argumento de que a substituição do servidor pode aumentar a despesa com pessoal.


Assista à TV Assembleia


(* Com informações do Jornal O Tempo e portal da ALMG

https://www.otempo.com.br/politica/novas-regras-para-aposentadoria-em-mg-passam-a-valer-a-partir-desta-terca-feira-1.2385148


o ponto a ponto

https://www.otempo.com.br/politica/saiba-ponto-a-ponto-o-que-muda-na-vida-dos-servidores-com-o-novo-parecer-da-age-1.2365176



Leia mais na RIAAM-Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *