Quem tem pressão alta pode se aposentar por invalidez

hipertensao_pressao_alta_aposentadoria
(Imagem: Pixabay)

A previdência social não libera auxílio-doença para hipertenso pois, a Hipertensão (ou pressão alta) não compromete a rotina de um indivíduo para o trabalho. No entanto, o paciente hipertenso ter que passar por algum período de tratamento especifico em que o perito do INSS entenda que ele não pode continuar trabalhando, o INSS entenderá que aquele trabalhador está incapacitado temporariamente.

Existem casos onde a hipertensão pode levar o paciente a desenvolver problemas no coração que podem precisar de procedimentos cirúrgicos.

Um Exemplo: Um trabalhador que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) diante dessa situação se tiver sequelas ele não poderá desenvolver as atividades de trabalho por um tempo.

Hipertenso tem direito a aposentadoria a aposentadoria por invalidez?

A pressão alta não tira o direito do trabalhador de continuar com a sua vida laboral normal, claro tomando os devidos cuidados. No entanto caso a pessoa tenha pressão alta e sofra um AVC e em decorrência disto fique com sequela que o impossibilite de exercer sua atividade laboral, neste caso ele pode sim requerer o benefício para a aposentadoria por invalidez. Assim ele passará por uma pericia médica do INSS que vai determinar a concessão do benefício.

É preciso ter tempo de carência?

Em casos graves o INSS isenta o trabalhador de apresentar essa contribuição, em casos mais leves é comum que a previdência solicite a carência de 12 meses de contribuição.

conhecida popularmente por pressão alta, que é caracterizada pela força com a qual o sangue bate contra paredes das artérias do corpo.

A pessoa que tem pressão alta geralmente quando vai aferir é acima de 14/9, existem casos onde a pressão arterial pode ultrapassar o número de 18/12, quando a pessoa chega nesse estado é considerado extremamente grave e é preciso urgência.

coracao_hipetensao

O que causa a hipertensão?

A principal causa da hipertensão é a resistência da parede dos vasos sanguíneos que obriga o coração a usar uma força maior no bombeamento de sangue para as artérias. Esse processo é natural, mas existem alguns fatores de risco como genética, obesidade, alcoolismo, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de sal.


(* Com base em Jornal Contábil – Leia a íntegra


https://www.jornalcontabil.com.br/quem-tem-pressao-alta-tem-direito-ao-auxilio-doenca-ou-aposentadoria/


Leia mais aqui na RIAAM-Minas

4 comentários em “Quem tem pressão alta pode se aposentar por invalidez”

  1. Tenho péssao alta até 19 ou 20 é até agora não encontrei um medicamento pra abaixar a presao sofro porque tenho que tomar remédio antideprecivo. Sou muito nervosa e sinto muitas dores no peito mas até agora não tive nenhum é cedo em nenhum medicamentos❤❤

  2. João Paulo Alencar Morais

    Tenho pressão 24 x 8 tive um avc no corrido por motivo da pressão tive algumas ceguelas motivo hoje n posso trabalhar n posso pega pesso é faze algumas atividades pq é muito complicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *