
A previdência social não libera auxílio-doença para hipertenso pois, a Hipertensão (ou pressão alta) não compromete a rotina de um indivíduo para o trabalho. No entanto, o paciente hipertenso ter que passar por algum período de tratamento especifico em que o perito do INSS entenda que ele não pode continuar trabalhando, o INSS entenderá que aquele trabalhador está incapacitado temporariamente.
Existem casos onde a hipertensão pode levar o paciente a desenvolver problemas no coração que podem precisar de procedimentos cirúrgicos.
Um Exemplo: Um trabalhador que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) diante dessa situação se tiver sequelas ele não poderá desenvolver as atividades de trabalho por um tempo.
Hipertenso tem direito a aposentadoria a aposentadoria por invalidez?
A pressão alta não tira o direito do trabalhador de continuar com a sua vida laboral normal, claro tomando os devidos cuidados. No entanto caso a pessoa tenha pressão alta e sofra um AVC e em decorrência disto fique com sequela que o impossibilite de exercer sua atividade laboral, neste caso ele pode sim requerer o benefício para a aposentadoria por invalidez. Assim ele passará por uma pericia médica do INSS que vai determinar a concessão do benefício.
É preciso ter tempo de carência?
Em casos graves o INSS isenta o trabalhador de apresentar essa contribuição, em casos mais leves é comum que a previdência solicite a carência de 12 meses de contribuição.
conhecida popularmente por pressão alta, que é caracterizada pela força com a qual o sangue bate contra paredes das artérias do corpo.
A pessoa que tem pressão alta geralmente quando vai aferir é acima de 14/9, existem casos onde a pressão arterial pode ultrapassar o número de 18/12, quando a pessoa chega nesse estado é considerado extremamente grave e é preciso urgência.

O que causa a hipertensão?
A principal causa da hipertensão é a resistência da parede dos vasos sanguíneos que obriga o coração a usar uma força maior no bombeamento de sangue para as artérias. Esse processo é natural, mas existem alguns fatores de risco como genética, obesidade, alcoolismo, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de sal.
Tenho péssao alta até 19 ou 20 é até agora não encontrei um medicamento pra abaixar a presao sofro porque tenho que tomar remédio antideprecivo. Sou muito nervosa e sinto muitas dores no peito mas até agora não tive nenhum é cedo em nenhum medicamentos❤❤
Margareth,
Procure orientação médica e se cuide.
Obrigado pelo seu contato
Tenho 54 anos tenho pra são alta mesmo tomando remedio meu esposo trabalia por dia pra qe pra li sara qe tenho direito aposentadoria ou um aosilio
Tenho pressão 24 x 8 tive um avc no corrido por motivo da pressão tive algumas ceguelas motivo hoje n posso trabalhar n posso pega pesso é faze algumas atividades pq é muito complicado
Sou vanderleyd tenho presao alta nao consigo emprego pois canso muito e sento muita dor de cabeca nao consigo emprego