Médicos Peritos são contra reabertura das agências do INSS no dia 13 de julho
A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANPM) enviou ofícios para o Ministério da Economia, Bruno Bianco, e para o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, solicitando ao governo federal a suspensão dos planos de reabertura gradual das agências da Previdência Social para o atendimento presencial do público, prevista para o próximo dia 13/07.
Entre os argumentos da entidade contrário à reabertura estão: o agravamento e descontrole da pandemia da Covid-19 no país — que é o segundo no mundo em número de casos da doença —; a preocupação em promover aglomerações nas agências; e a pendência de mais de um milhão de requerimentos previdenciários que aguardam a análise e o processamento prévios por parte do setor administrativo do INSS para possibilitar a atuação da perícia médica.
Não há sentido em determinar o imediato retorno dos Peritos Médicos Federais às atividades presenciais se a conclusão das fases preliminares de saneamento dos processos administrativos, cuja competência escapa ao âmbito de atuação da Carreira, está pendente em número superior a um milhão”, argumentou no documento a Associação.
O vice-presidente da ANPM, Francisco Cardoso, comentou que a maior parte do público que vai comparecer às agências com a reabertura é justamente o de pessoas que se enquadram no grupo de risco da Covid, como idosos e pessoas com doenças imunodepressoras.
Previdência fala em ‘retorno gradual’
Em nota, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho disse que a decisão do retorno gradual do atendimento presencial levou em conta as orientações de segurança sanitária estabelecidas pelo Ministério da Saúde e o plano de ação elaborado pelo grupo de trabalho criado para essa finalidade. “A reabertura das agências tem por principal objetivo proporcionar aos segurados e beneficiários da Previdência Social o acesso aos serviços que não podem ser plenamente oferecidos por meio dos canais de atendimento remoto”, diz o INSS.
Para entrar nas agências do INSS será preciso:
O acesso ao interior das agências será controlado:
- Segurado terá que fazer agendamento prévio pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).
- Deverá usar de máscaras (só vai entrar de máscara)
- As agências terão que oferecer Álcool em gel para os beneficiários e funcionários.
Pingback: Postos do INSS só retornam a partir do dia 3 de agosto - Riaam-Minas