PEC paralela avança a reforma da Previdência

senado_PEC_Paralela_Reforma_da_previdencia
Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), concede entrevista.rrFoto: Roque de Sá/Agência Senado

Senado aprova texto-base da PEC Paralela em primeiro turno; Reforma da Previdência deve ser promulgada no dia 12

Com 56 votos a favor e 11 contra, o Plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (6) o texto principal da chamada PEC Paralela da Reforma da Previdência (PEC 133/2019). A votação dos quatro destaques apresentados por PT, Rede, PSDB e Pros foi adiada a próxima terça-feira (12).

O texto aprovado é o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), confirmado mais cedo pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A PEC Paralela ainda terá de ser confirmada pelo Plenário em votação em segundo turno antes de seguir para a apreciação da Câmara dos Deputados.

Promulgação prevista para o próximo dia 12

O texto altera pontos da reforma da Previdência (PEC 6/2019) aprovada pelo Senado em outubro e que será promulgada, segundo o presidente do Senado, David Alcolumbre na terça-feira (12).

A principal mudança é a inclusão de estados e municípios no novo sistema de aposentadorias, mas o texto também prevê regras diferenciadas para servidores da área de segurança pública.

Assim, os estados, o Distrito Federal e os municípios podem adotar integralmente as mesmas regras aplicáveis ao regime próprio de Previdência Social da União por meio de lei ordinária, que deverá ser aprovada em suas assembleias legislativas, câmaras de vereadores e, no caso do DF, em sua câmara distrital.

Sobre os tópicos

  • Profissionais da segurança pública
  • Policiais militares
  • Filantrópicas
  • Agronegócio exportador
  • Tempo mínimo
  • Pensão por morte

Leia em material divulgado pela Agência Senado

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/06/senado-aprova-texto-base-da-pec-paralela-da-previdencia-em-primeiro-turno?utm_source=hpsenado&utm_medium=carousel_0&utm_campaign=carousel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *