Pente-fino do INSS pode exigir devolução

Quem cair no pente-fino do INSS pode ter que devolver dinheiro

Benefícios por incapacidade passarão por revisão. Caso instituto constate irregularidades, nome do segurado será inscrito na dívida da União e contas e bens bloqueados

fila_posto_atendimento_INSS
Posto de atendimento para perícia médica

Os segurados do INSS que recebem benefício por incapacidade, além de precisar estar com a documentação médica em dia para não ficar sem o pagamento devido ao pente-fino, agora têm outra preocupação: o risco de devolver o dinheiro recebido, caso o instituto avalie que auxílios-doença ou aposentadorias por invalidez não estejam em acordo com as regras.

Os segurados podem ter, inclusive, os seus nomes inscritos na dívida ativa da União, e bens e contas bancárias bloqueados.

Cabe ressaltar que os auxílios por incapacidade que serão avaliados nas perícias médicas são os que não passaram por exames há mais de seis meses e sem data para acabar.

Nessa fase do programa de revisão são cruzados dados de diversos órgãos, inclusive do Tribunal de Contas da União (TCU), para identificar benefícios com indícios de fraude.

Convocações vão começar em outubro

As convocações de segurados que recebem benefício por incapacidade serão por meio de carta-padrão a partir de outubro, conforme informações da Secretaria de Previdência. O segurado terá que agendar perícia no portal Meu INSS ou pela Central 135.

Caso o usuário ainda não seja cadastrado no Portal Meu INSS, é preciso se inscrever. Para isso, é preciso acessar o portal acesso.gov.br e se cadastrar. O interessado precisa informar o CPF e clicar em “Crie sua conta”.

fac_similie_site_meu_inss
Página inicial do Meu INSS

Uma segunda tela se abrirá para o preenchimentos dos dados como nome e CPF (campos obrigatórios), além de endereço de e-mail e número de telefone (informações opcionais, mas que podem ajudar em caso de necessidade de recuperação da senha).
Durante o processo de inscrição, terá que confirmar o nome da mãe e data de nascimento e confirmar informações trabalhistas e previdenciárias.

Terminada a etapa, o segurado recebe código de validação enviado por SMS (torpedo) ou link por e-mail. A partir daí, cadastrar senha do Meu INSS.

(* Com informações de Martha Imenes – ‘O Dia’ Leia mais
https://odia.ig.com.br/economia/2019/09/5680572-quem-cair-no-pente-fino-do-inss-pode-ter-que-devolver-dinheiro.html?fbclid=IwAR2wYBLyoqL6z2RXfmT4HETZJL-fNGGQVk1kvFAHsim8ODmd1v7BpZWOSTI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *