Saturday, 03 December, 2022

Crítica ao pente-fino do INSS

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) criticou, em pronunciamento no Senado, uma portaria editada pelo governo federal em setembro que traz regras para uma nova operação pente-fino da Previdência Social.

Com isso, explicou a senadora, pessoas aposentadas por invalidez e as que recebem o Benefício de Prestação Continuada deverão se dirigir ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para realizar uma nova perícia e comprovar que cumprem os requisitos exigidos por lei para o pagamento do dinheiro.


Entenda o mais recente pente-fino

De acordo com Zenaide Maia, esse pente-fino vai engrossar ainda mais a fila do INSS, que já conta com 1,8 milhão de pessoas que aguardam atendimento no órgão para passar a ter o direito a um benefício previdenciário. Para a senadora, falta competência para o governo agilizar as perícias.

“Eu conheço várias pessoas tetraplégicas, hemiplégicas ou com deficiência intelectual que desde essa lei 13.846/2019 estão tentando renovar o seu benefício e não estão conseguindo, porque, quando conseguem chegar na Previdência, pedem exames como ressonância, tomografia. E essas pessoas estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Um SUS que o governo e os defensores do governo estão tirando recursos.


(Fonte: Agência Senado – Leia mais aqui )


Veja também na RIAAM-Minas

0 comments on “Crítica ao pente-fino do INSS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *