Dia Mundial da Pessoa Idosa

No próximo sábado, dia 1º de outubro, o Estatuto da Pessoa Idosa completa 19 anos.

Nascido como Estatuto do Idoso a legislação tomou outro nome recentemente, adequando-se aos novos tempos, passando a se chamar Estatuto da Pessoa Idosa – Lei 14.423

Definição

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.


Leia sobre a mudança no Estatuto

Em 2050 o Brasil terá 64 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que corresponderá a pelo menos um terço de toda a população.

Atividades

Em Belo Horizonte há uma série de atividades promovidas pela Prefeitura. É o chamado Outubro Prateado.

Segundo a PBH, “a campanha pretende estimular a preservação da autonomia e independência, reconhecer e agradecer aos 60+ por suas contribuições, além de construir uma cidade que cuida da pessoa idosa e também se prepara para o envelhecimento.”


Veja a programação da PBH

Diante da relevância desta data, propõe-se um momento de reflexão, a fim de que busquemos a compreensão do quão gratificante é poder contar com a experiência e todo o legado de uma parcela da população que tanto já contribuiu para o que hoje somos, temos e fazemos.

As pessoas idosas merecem muito respeito, compreensão, carinho e amor todos os dias. A RIAAM-Minas deseja um feliz Dia Internacional da Pessoa Idosa!


Acesse uma cópia digital do Estatuto


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *