INSS paga revisão de auxílio incapacidade

Artigo 29: Último lote do calendário beneficiará 10.941 beneficiários

O INSS voltará a pagar a “revisão do artigo 29”, também chamada de “revisão dos auxílios” em maio deste ano. Este será o último lote de pagamentos e deverá contemplar 10.941 beneficiários.

A correção acontece porque, entre 2002 e 2009, o INSS errou ao pagar benefícios por incapacidade, como auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

À época, o órgão deixou de descartar as 20% menores contribuições no cálculo da média salarial dos segurados, como determinava a lei.

Veja quem direito ao ‘artigo 29’

Desta forma, os novos valores serão liberados para quem, em 17 de abril de 2012, estava nas seguintes condições:

  • teve o benefício cessado;
  • teve erro no cálculo do benefício;
  • tinha até 45 anos de idade;
  • estava com valores atrasados de até R$ 6 mil.

Leia: O que muda na Prova de Vida

Quem quiser saber se está incluído no lote só poderá fazer a consulta no fim de abril. Segundo o INSS, a espera é necessária porque a conclusão do processamento desses pagamentos deverá durar mais dois meses. A consulta pode ser feita pelo portal Meu INSS, pelo aplicativo de mesmo nome para dispositivos móveis ou pelo telefone 135.

Assim, quem entrar no portal Meu INSS primeiramente deve informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e senha. Em seguida, deve escolher a opção “Revisão de Benefício – artigo 29” na barra superior, em azul. Na nova página, o usuário deve clicar na opção ¨”Consultar Revisão de Benefício – Art. 29º”. O sistema informará se o beneficiário está incluído ou não no lote.


(* Com informações do IG Economia e Agência Brasil )


Veja também na RIAAM-Minas

1 comentário em “INSS paga revisão de auxílio incapacidade”

  1. Pingback: No Resumo: declaração do IR e Revisão da Vida Toda – RIAAM – Rede Ibero-Americana de Associações de Idosos do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *