Wednesday, 17 August, 2022

Prova de vida pelo celular começa nesta quinta-feira

aposentado_faz_prova_de_vida_celular
(Imagem: Pixabay)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Dataprev, inicia o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial a partir do dia 20 de agosto. Nesta primeira etapa, participarão cerca de 300 mil beneficiários de todo o País.

Os primeiros contatos com os segurados começam a ser realizados nos próximos dias, por meio de mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e e-mail.

Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Serão selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.

Por se tratar de projeto-piloto, nesta etapa, serão feitos os ajustes necessários para que o procedimento digital possa ser implementado com segurança, posteriormente, para todos os beneficiários.

Como será realizada a prova de vida por biometria?

Com o uso do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br) o segurado enviará uma foto e será feito o reconhecimento facial por meio de:

1) prova de vivacidade; e

2) prova de identidade. Após essas duas etapas, o aplicativo indica se aquela pessoa é de fato a pessoa do CPF informado no cadastramento.

A prova de vivacidade é efetuada da seguinte forma: o cidadão é orientado pelo aplicativo Meu gov.br a centralizar o rosto, virar o rosto para a direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto e fazer a captura da biometria através de foto. Seguindo esses passos, é possível confirmar a vivacidade do cidadão.

A prova de identidade é efetuada da seguinte maneira: caso a biometria do cidadão a ser validada seja do TSE, será necessário informar o número do título de eleitor e, caso a biometria seja do Denatran, será necessária a Data de Emissão da Carteira de Habilitação.

Como o segurado pode ter certeza de que está sendo contatado pelo INSS?


O remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Por isso é importante ficar atento. Qualquer mensagem sobre prova de vida que não tenha esse número deve ser desconsiderada, pois não foi enviada pelo INSS. Caso o cidadão que tenha sido notificado tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações.


http://www.riaam-minas.org.br/2020/07/21/como-sera-a-prova-de-vida-do-inss-no-celular/


prova_de_Vida_com_celular

Quando a prova de vida digital for implementada, acabará a prova de vida presencial?


Importante destacar que a prova de vida atualmente está suspensa e essa novo projeto visa dar mais comodidade e segurança ao cidadão, reduzindo a necessidade de deslocamentos para a realização do serviço. Caso o cidadão não tenha acesso à internet e um smartphone, a prova de vida seguirá sendo realizada nas agências bancárias.


Fique atento aos golpes

http://www.riaam-minas.org.br/2020/05/18/cinco-golpes-contra-aposentados-e-como-evitar/


Quando implementada para todos, como deve proceder para fazer a prova de vida anual o beneficiário que não tem acesso à internet?


Caso o cidadão não tenha acesso à internet e um smartphone, a prova de vida seguirá sendo realizada nas agências bancárias. A prova de vida digital é uma alternativa importante e segura para que o beneficiário não precise se deslocar até uma agência bancária para realizar o procedimento anual.


(* Com informações da Agência Brasil e da Isto É Dinheiro

Saiba mais e tire suas dúvidas

https://www.gov.br/pt-br/noticias/trabalho-e-previdencia/2020/08/inss-da-inicio-a-prova-de-vida-digital-na-proxima-quinta-feira-20

https://www.istoedinheiro.com.br/prova-de-vida-do-inss-por-selfie-comeca-na-quinta-feira-20/


Leia mais aqui na RIAAM-Minas

One comment on “Prova de vida pelo celular começa nesta quinta-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.