Tuesday, 29 November, 2022

Dúvidas sobre o atendimento do INSS

Com as série de mudanças por conta da pandemia do coronavírus o atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez uma série de adaptações e modificações. Fechou as agências e priorizou o atendimento por telefone e via internet.
Confira abaixo algumas das principais mudanças

1 – O aposentado que trabalha pode ter redução de salário durante a pandemia? Ele recebe benefício especial do governo?

  • Todo trabalhador com carteira assinada pode ter a jornada e o salário reduzidos ou o contrato de trabalho suspenso, conforme a MP 936
  • No entanto, neste caso, não recebe o BEm, benefício emergencial pago pelo governo, cujo valor equivale a um percentual do seguro-desemprego a que o profissional teria direito
  • Segundo Bruno Bianco, secretário especial de Previdência e Trabalho, o aposentado já recebe benefício do governo e, por isso, não tem direito ao complemento da renda
  • Mas o profissional pode ter os benefícios pagos pela empresa e, para companhias com faturamento acima de R$ 4,8 milhões em 2019, ele deve receber ao menos 30% do seu salário se o contrato for suspenso

2 – Posso pedir revisão do benefício durante a pandemia?

  • Sim, os pedidos ao INSS seguem normalmente, incluindo as revisões
  • Eles devem ser feitos de forma remota, pela internet, no meu.inss.gov.br, pelo aplicativo do Meu INSS e por telefone, no 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h
  • Segundo especialistas, ainda há dificuldades nas análises dos pedidos de revisão, o que tem deixado a fila praticamente parada

3 – Estou em auxílio e ele acaba logo, mas não me recuperei, como faço para seguir afastado?

  • O INSS vai renovar automaticamente todos os pedidos de prorrogação de auxílio-doença
  • Essa renovação poderá ser feita por até seis vezes, mas, para isso, o segurado deve entrar com a solicitação de renovação

4 – Por que as aposentadorias especiais estão paradas?

  • As regras dos benefícios especiais foram modificadas com a reforma da Previdência, que passou a valer em 13 de novembro de 2019
  • Para que as análises de pedidos sejam feitas, o sistema precisa ser modificado, como já ocorreu com outros benefícios alterados na reforma
  • No caso das aposentadorias especiais, os sistemas ainda estão em adaptação, por isso, as liberações seguem paradas

5- Como posso remarcar meu atendimento que estava marcado para este mês?

  • O segurado deve desconsiderar qualquer data marcada para ir a uma agência
  • Depois, quando houver reabertura dos postos, poderá fazer novo agendamento

(* Com informações do Portal Mix Vale – Leia utras dúvidas e perguntas frequentes

https://www.mixvale.com.br/2020/06/16/20-duvidas-no-inss-para-aposentados-e-pensionistas/


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2 comments on “Dúvidas sobre o atendimento do INSS

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