Agências do INSS devem continuar fechadas

Postos deveriam reabrir na próxima segunda-feira, dia 22

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem permanecer fechadas pelo menos até meados de julho, informou uma fonte do governo. A reabertura estava prevista para ocorrer no próximo dia 22, mas será adiada. A expectativa é que a retomada seja gradual, e não com todas as unidades abertas, como havia sido previsto inicialmente.

A ideia do governo é que as agências só sejam reabertas quando forem concluídas as compras e entregas dos equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e álcool gel, aos servidores que terão contato com o público. No início da pandemia, antes do atendimento presencial ser encerrado, houve denúncias de funcionários do INSS relatando a falta de EPIs para atuar nas agências, o que gerava risco à saúde dos trabalhadores e segurados do instituto.

Reabertura ainda está sendo discutida

No primeiro momento da reabertura, o atendimento será apenas para aqueles que tiverem agendado pelo Meu INSS ou pela Central 135. No entando, as diretrizes de como será o atendimento e quais serviços retornarão ainda estão em discussão.

De acordo com a fonte, o governo estuda uma retomada em fases, com alguns serviços voltando a funcionar de forma presencial primeiro, como a perícia médica, por exemplo.

O prazo para reabertura das agências foi adiado a primeira vez no dia 22 de maio, quando o INSS publicou uma portaria no Diário Oficial prorrogando o fechamento das agências até o dia 19 de junho, em razão da pandemia do novo coronavírus.


(* Com informações do Extra – Leia mais

https://extra.globo.com/noticias/economia/agencias-do-inss-permanecerao-fechadas-pelo-menos-ate-julho-24482525.html


Leia mais aqui da RIAAM-Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *