Alteração nos juros do empréstimo consignado

juros_emprestimo_consignado
Novas taxas de juros e prazos no consignado (Imagem: Pixabay)

Além de adiantar as duas parcelas do décimo-terceiro salários para aposentados e pensionistas do INSS, a Previdência Socialanunciou uma medida que reduz a taxa de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Saindo de 2,08% para 1,80%, enquanto a taxa para os cartões de crédito passa de 3% para 2,70%.

Também depende do Congresso o aumento das margem de 35% para 40%.

Também foi decidido outros dirigentes da Secretaria de Presidência e Trabalho, do INSS, da Febraban e também com representantes de bancos e sindicatos, a ampliação do prazo máximo para as operações de 72 para 84 meses.

Proposta anterior era de juro menor

De início, a proposta consistia em 1,80% para consignado, 2,60% para cartões de crédito e 84 meses de prazo máximo das operações.

A diferença que acabou acontecendo no valor final determinado para a taxa do cartão de crédito (2,70%) considerou a padronização do spread (diferença entre o valor do custo do dinheiro e do valor final repassado aos consumidores) aplicado ao consignado, de 0,28.

O último ajuste realizado nas taxas de juros do crédito consignado do INSS aconteceu em setembro de 2017, mês em que a tarifa mensal do empréstimo consignado foi de 2,14% para 2,08% e do cartão de crédito passou de 3,6% para 3%.


(* Com informações do FDR – link abaixo


Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *