Wednesday, 17 August, 2022

Sete dias para desistir do empréstimo consignado

Aposentados e Pensionistas: Saiba que você tem até 7 dias para desfazer seu Empréstimo Consignado do INSS.

desistencia_emprestimo_consignado
Operação poderá ser feita por meio de um aparelho celular (Imagem: Pixabay)

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão desistir da contratação de um empréstimo consignado até sete dias após o recebimento do crédito. Essa medida fará parte das ações adotadas pelos bancos — e que entrarão em vigor em janeiro de 2020 — para melhorar a prestação de serviço a essa parcela da população.

Segundo a Federação Brasileiros dos Bancos (Febraban), esse prazo para desistência valerá para operações feitas por telefone, celular, caixa eletrônico ou internet; e o cliente deverá restituir o valor total que lhe foi entregue, acrescido de eventuais tributos incidentes sobre a operação.

Febraban quer mais transparência

Hoje já existe uma regra similar, que trata da contratação de crédito realizada por meios remotos, mas a medida não menciona especificamente o crédito consignado e estava restrita aos bancos associados e signatários da autorregulação da Febraban.

Vinte e três instituições e conglomerados que ofertam o produto aderiram à autorregulação até o momento, representando 97,88% do volume da carteira de crédito consignado de bancos em todo o país: Agibank, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Barigui, Bradesco, BMG, BRB, Caixa, Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Itaú, Mercantil, Pan, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim.

De acordo com a Febraban, as medidas são voltadas à transparência e ao combate ao assédio aos aposentados e pensionistas. “Acreditamos que esse conjunto de medidas tem significativo potencial para aperfeiçoar a oferta do crédito consignado aos nossos clientes e ainda aprimorar o relacionamento entre bancos e seus clientes”, informou a federação.


(*Com informações do INSS, da Febraban e do site Mix Vale – Leia mais no link abaixo:


https://www.mixvale.com.br/2019/10/20/aposentados-e-pensionistas-saiba-que-voce-tem-ate-7-dias-para-desfazer-seu-emprestimo-consignado-do-inss/

One comment on “Sete dias para desistir do empréstimo consignado

[…] Sete dias para desistir do empréstimo consignado […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.