Golpe da aposentadoria: Fuja do assédio!

assedio_emprestimo-consignado
Do assédio de bancos e financeiras ao superendividamento (Imagem: Pixabay)

Golpe da aposentadoria: saiba como fugir das ofertas abusivas de crédito consignado

Novos beneficiários da Previdência Social, em especial do INSS, estão sendo assediados insistentemente por telefone ou nas agências por bancos e financeiras que passam a oferecer o empréstimo antes mesmo de o INSS notificar a pessoa que ela conseguiu o benefício.

No crédito consignado, como as parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria, a renda fica comprometida antes mesmo do dinheiro chegar à conta do consumidor. O resultado? Facilidade para realizar empréstimos e muita dificuldade para pagar as parcelas, levando muitos ao superendividamento.

Algumas dicas para fugir do assédio

  • Conheça as novas regras do Consignado
  • Desconfie de quem se apresenta em nome do banco e do INSS
  • Anote informações e guarde comprovantes
  • Formalize a denúncia
telefonema_assedio_financeiras
Atenção com os telefonemas (Imagem: Pixabay)

Cuidados com o Crédito Consignado

Avalie bem as ofertas de crédito

Caso tenha necessidade de tomar crédito, faça uma avaliação cuidadosa antes de solicitar o empréstimo. Questione sempre as vantagens oferecidas e procure a instituição financeira para se certificar que a taxa de juros irá baratear o crédito sem alterar as demais condições do contrato.

Busque informações em locais seguros

Cuidado ao buscar informações sobre crédito em sites e empresas que prometem vantagens irreais. Sempre navegue em rede privada e evite disponibilizar dados pessoais por meio de redes Wi-Fi desprotegidas e computadores públicos.

Atente-se aos detalhes do contrato e aos juros

Exija sempre o contrato detalhado e assinado pelo banco (ou seus representantes) contendo as informações de identificação e as condições que foram acordadas na contratação, como valor principal, quantidade de parcelas, valor das parcelas, saldo total financiado e encargos adicionais. Os bancos também são obrigados a divulgar mensalmente as taxas de juros do consignado para aposentados. Fique ligado!

(* Confira mais dicas e orientações e aproveite o espaço para dar seu depoimento no site do Instituto de Defesa do Consumidor –

https://idec.org.br/golpe-aposentadoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *