Cuidado com falsas informações

É falso que reforma tira de pessoas com deficiência direito à pensão por morte

cartaz-_boatos_fake-news

Uma publicação que circula nas redes sociais afirma que, com a reforma da Previdência, pessoas com Síndrome de Down, autismo, esquizofrenia e transtornos considerados moderados perderão direito à pensão após a morte de seus responsáveis (veja aqui). No entanto, o texto-base aprovado em primeiro turno pela Câmara dos Deputados no dia 10 de julho não traz essa informação.

De acordo com a PEC 6/19, o dependente inválido ou com deficiência intelectual, mental ou grave receberá 100% da aposentadoria destinada ao segurado ou servidor. O artigo 23 do texto prevê ainda que “a condição de deficiente pode ser reconhecida previamente ao óbito do segurado, por meio de avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar”.

Compartilhado por páginas e perfis pessoais do Facebook, o conteúdo já acumula ao menos 30 mil compartilhamentos até o dia 17 de julho.

Esta informação foi verificada pelo site ‘Aos Fatos’ que busca o que é falso ou verdadeiro na internet – Leia o link abaixo

https://aosfatos.org/noticias/e-falso-que-reforma-tira-de-pessoas-com-deficiencia-direito-pensao-por-morte/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *